• Banner do Neojiba
  • 11ConferenciaAssistenciaSocial
  • 11ConferenciaAssistenciaSocialInscricao
  • 11ConferenciaAssistenciaSocialDeliberacoes
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Geral

15/05/2017 14:05

Neojiba: secretário participa de abertura de turnê musical no Bairro da Paz

A manhã dessa segunda-feira (15) foi de música no Bairro da Paz. As crianças e adolescentes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia(Neojiba) iniciaram a turnê no bairro que ocorre até dia 24 em diferentes pontos da localidade e se encerra no dia 25 (quinta) com uma apresentação dos músicos no Teatro Castro Alves (TCA).

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins. "Hoje é um dia especial para todos os que estão aqui porque sabemos que todas essas criança e adolescentes poderão ter a oportunidade de um futuro maravilhoso com a existência desse projeto", afirmou Martins.
Em maio, a turnê no Bairro da Paz tem uma temática dupla: musical e social isso porque no próximo dia 18 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "Estamos aproveitando esse espaço também para conscientizar à população da importância de ficar atento a esse tema e buscar diminuir esse problema", pontuou o educador, músico e maestro Esdras Efraim.

O programa NEOJIBA conta com um Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador, e 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sediados em quatro municípios do Estado. Em Salvador, os Núcleos atuam nos bairros Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior do Estado, os Núcleos estão em Vitória da Conquista, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (distrito de Trancoso). Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos.

Cronograma

Em maio, o projeto Turnê dos Núcleos estará em Salvador, no Bairro da Paz, e em Vitória da Conquista. Em junho, a iniciativa chega no bairro Nordeste de Amaralina e na Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a Turnê em Feira de Santana. Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro. Em setembro, a Turnê será realizada no bairro Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro - mês de aniversário dos 10 anos do NEOJIBA - no bairro de Nazaré, em Salvador.

Programa NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.