• Banner do Neojiba
  • Programa Primeiro Emprego
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Direitos Humanos

13/04/2017 16:04

Corra pro Abraço fortalece diálogos com redes de atenção e juventude em Itinga

A equipe do Programa Corra pro Abraço que atua em Itinga, Lauro de Freitas, realizou a primeira reunião com a Rede de Juventude local para ampliar a articulação com as organizações governamentais e da sociedade civil, visando a promoção dos direitos dos jovens. O evento contou com a participação de integrantes das Coordenações de Juventude da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Prefeitura de Lauro de Freitas, e dos coletivos “Posse de Conscientização e Expressão” e “Mulheres de Lauro de Freitas”.

Para Suellen Sonde, do Coletivo de Mulheres Negras de Lauro de Freitas, a chegada do Programa à cidade é de fundamental importância, por ser uma política pública de enfrentamento aos altos índices de violência que afetam a juventude negra. “Lauro está cada dia mais violento e as pessoas que mais morrem são jovens, negras e da periferia. A juventude está na rua, fora das salas de aula. É necessário empoderar esses jovens que sofrem com preconceito, discriminação, falta de oportunidades.  E quem está na rede, seja em educação, saúde etc, precisa se conectar, porque está tudo conectado”. Como primeiro encaminhamento, alguns jovens já se inscreveram para participar das atividades do Programa.

O encontro deu prosseguimento à reunião ampliada de apresentação do Programa, realizada em 28 de março, que também contou com representantes do Conselho Estadual de Juventude, da Secretaria de Educação e da Base Comunitária da Polícia Militar. "Em menos de um mês, conseguimos mobilizar mais de 50 pessoas, de mais de 30 instituições da sociedade civil e do poder público, para apresentar a iniciativa e pensar em formas de se trabalhar conjuntamente. O fortalecimento da rede é fundamental para o sucesso do Corra, pois os jovens precisam ser compreendidos e acompanhados de forma transdisciplinar", destacou Luísa Saad, Supervisora do Corra pro Abraço em Itinga. 

Em Itinga, o Programa atende jovens de 15 a 29 anos em situações de vulnerabilidade social, como o uso abusivo de drogas, a evasão escolar e a falta de acompanhamento. A estimativa é de que sejam atendidos, diretamente, 120 jovens em dois anos. As atividades utilizam a arte educação e a formação sociopolítica nas metodologias de trabalho e têm o objetivo de tornar os jovens multiplicadores do conhecimento. “Um dos objetivos do Corra Pro Abraço é articular e fortalecer a rede de serviços do SUS e do SUAS, para a garantia de direitos das pessoas que fazem uso de drogas e estão em situação de vulnerabilidade. Viemos para Itinga, onde existe uma população jovem que necessita de espaços de garantia de direitos”, disse  Emanuelle Silva,  diretora de Gestão e Monitoramento da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS. 

“O Corra Pro Abraço vem com uma nova leitura da política sobre drogas e, quando pensamos em público fragilizado, lembramos, automaticamente, da juventude”, afirmou Caruso Costa, do Conselho Estadual da Juventude. “Essa iniciativa, no município Lauro de Freitas, é um reforço fundamental  para a atuação com esse público”, completou. As alternativas de prevenção e cuidado para a juventude, a logística de atendimento, os critérios e o modo de inserção no Programa Corra Pro Abraço, foram alguns dos assuntos pautados na reunião.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.