• Banner do Neojiba
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Direitos Humanos

20/07/2016 17:07

Campanha “Coração Azul” alerta para o tráfico de pessoas na Bahia

Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social, integram a campanha Coração Azul. 


Para intensificar a política de enfrentamento ao tráfico humano na Bahia, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), realiza, de 25 a 29 de julho, a Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social que integram a campanha Coração Azul. 

Para o secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, o tráfico de pessoas é um dos piores crimes de violação de direitos. “Esta é uma prática que atinge a dignidade humana, submete a vítima a condições degradantes de exploração sexual, de trabalho e outras formas de violência, tirando a liberdade e transformando as pessoas em mercadorias. Por isso, deve ser combatida com a articulação de toda rede de enfrentamento ao tráfico, e com a sensibilização e conscientização da sociedade para esse crime”, afirmou. 

A secretária de Política para as Mulheres (SPM), Olívia Santana ressalta a importância do curso de  capacitação dos profissionais para o enfrentamento ao tráfico de mulheres, que também vai habilitar as organizações da sociedade civil e instituições públicas. “Os técnicos terão um aprendizado sobre causas e consequências do tráfico de mulheres, exploração de gênero no desenvolvimento do turismo, migração feminina, leis e convenções internacionais criadas pelo poder público e por organismos internacionais”. 

Além dos cursos de capacitação e formação inicial para Gestores(as) e Sociedade Civil da Rede e do Comitê Baiano de Prevenção e Enfrentamento do Tráfico de Pessoas (clique aqui), realizados de 25 a 29 de julho, das 8h  as 17h, na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na Paralela; também serão realizadas panfletagens nos terminais rodoviários do estado, terminal marítimo de Salvador e nos aeroportos de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, durante toda semana. 

Na sexta-feira, 29 de julho, será celebrada uma missa temática de sensibilização para a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, às 7h, na Igreja do Bonfim, pelo Padre Edson Menezes. A campanha, que tem como padrinho o cantor Tatau, terá o encerramento marcado pela entrega do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Pelourinho. 

Coração Azul - De âmbito mundial, a Campanha Coração Azul, tem como objetivo reafirmar e ampliar o compromisso na luta pela erradicação do tráfico de pessoas, uma modalidade que contribui para a  propagação de crimes como exploração sexual, trabalho escravo e tráfico de órgãos. A agenda conta também com o apoio de instituições públicas, privadas e das redes para enfrentamento ao tráfico humano em todo estado.
 

Programação: 


Dia: 25/07 

8h - Abertura da Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Com a participação dos secretários de Estado, Geraldo Reis e Olívia Santana, representantes do Ministério Público e Ministério da Justiça, e de gestores que compõem a Rede de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
14h - Curso de formação dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e gestores que compõem a rede de enfrentamento. 
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Dia-26/07

Continuidade do curso de formação dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas e gestores que compõem a rede de enfrentamento. 
Horário: 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

15h -  Ação de panfletagem e adesivaço no Terminal Marítimo de Salvador. 

Dia 27/07 

Capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e políticas nacionais e internacionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 
Horário: 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) 

15h - Ação de panfletagem e adesivaço nos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, para sensibilização e mobilização no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Dia – 28/07 

Encerramento da capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e politicas nacionais e internacionais de enfrentamento ao tráfico de pessoas
Horário – 8h às 17h
Local: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) 

15h - Ação de panfletagem e adesivaço nos terminais rodoviários da Bahia para sensibilização e mobilização no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Dia – 29/07 

7h –  Missa temática de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, na Igreja do Bonfim. Celebrada pelo Padre Edson Menezes. 
Local – Catedral Basílica do Bonfim 

8h – Café da manhã de reabertura do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Local: NETP, Rua Frei Vicente, n. 10, Pelourinho.

14 às 17h - Encerramento da capacitação sobre gênero, tráfico de pessoas e politicas nacionais e internacionais de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Local -  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) 

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.